Sustentar – Fórum Internacional pelo Desenvolvimento Sustentável
O evento é realizado anualmente e está na sua nona edição. Apresenta-se como meio para discussão de temas vinculados à sustentabilidade, e promove o estabelecimento de parcerias para fomentar estratégias que contribuam para a construção de um mundo melhor, com responsabilidade ambiental, social e cultural.
A convergência de debates e discussões sensibiliza a sociedade e a convida para a reflexão sobre todos os modelos vigentes. Por isso, o Sustentar é uma excelente oportunidade para promover transformações substanciais relacionadas às questões socioambientais do planeta, do Brasil e da nossa comunidade. Um novo olhar e uma postura mais conscientes são imprescindíveis para viabilizar a construção de um modelo econômico harmônico, que permita o desenvolvimento sustentável e que garanta que progresso socioeconômico e preservação ambiental caminhem lado a lado.
Para conhecer mais, acesse: http://www.sustentar.net
Projeto Bichos do Pantanal
Projeto Bichos do Pantanal, realizado pelo Instituto Sustentar, foi o maior projeto aprovado no último edital da Petrobras, pelo Programa Petrobras Socioambiental de 2012. O projeto atua em três vertentes: pesquisa para preservação e conservação de espécies da fauna como onças-pintadas, aves, peixes e ariranhas e lontras. O projeto desenvolve também, com o apoio de universidades internacionais e locais, pesquisa sobre os impactos da mudança do clima no Pantanal.
Outro foco da atuação do projeto Bichos do Pantanal é a educação ambiental de mais de 30 mil crianças e jovens das escolas de Cáceres e região, assim como educação ambiental para turistas e a população local, por meio de atividades de reconexão com a natureza, que consistem em aulas de campo, palestras e workshops em trilhas ou barco do Projeto, equipadas com binóculos para cada um dos participantes, além de lunetas e instrutores ambientais capacitados na identificação das espécies da fauna e utilizando cartilhas desenvolvidas pelo Projeto. Hortas escolares e plantio de árvores também estão sendo implantados pelo Projeto.
O terceiro foco de nossas atividades é o desenvolvimento local para a geração de emprego e renda através da Rede de Cooperação criada pelo Projeto, que agrega os stakeholders locais (agentes de turismo, pescadores, acadêmicos, poder público e empresários), em prol do desenvolvimento de atividades que gerem renda e, também, empoderem as populações tradicionais da região como, por exemplo, o turismo de observação de vida Silvestre, o artesanato etc.
Para conhecer mais, acesse: http://www.bichosdopantanal.org
CLIMAFUND BRASIL
A ameaça de incêndios florestais está prestes a se tornar ainda mais grave nos próximos anos uma vez que as áreas desmatadas e as temperaturas de mudanças climáticas conjuntamente ameaçam tornar seca a floresta tropical, aumentando a suscetibilidade aos incêndios. Os incêndios na Amazônia são agora uma preocupação global, devido às emissões assombrosas que eles produzem. Aparentemente sem muita importância, as pequenas queimadas de superfície em pastagens que fazem fronteira com as florestas têm impacto substancial. Ficou demonstrado na Amazônia que apenas dois ou três queimadas de superfície fazem árvores morrer, liberando toneladas de CO2 na atmosfera. Portanto manter a floresta remanescente é essencial para manter o CO2 nas árvores.
O fortalecimento da governança florestal através do “CLIMAFUND BRASIL” pode ter um papel chave na redução do desmatamento, dos incêndios/queimadas florestais e das emissões relacionadas com o efeito estufa nas florestas brasileiras. Nesse respeito um estudo feito por Aragão e Shimabukuro indica que a quantidade de queimadas/incêndios poderia ser reduzida em até 70% na Amazônia resultante de estruturas de governança mais firmes.Tal política poderia auxiliar o Brasil a reduzir as emissões de gases do efeito estufa em 50 por cento. O ClimaFund Brasil deve ser parcialmente financiado por doadores estrangeiros, dos quais se espera contribuições com base na atuação do Brasil na redução das emissões, conforme as metas brasileiras do “Acordo de Paris”.
O ClimaFund Brasil está focado em prevenir e apagar queimadas/incêndios nas florestas e pastagens brasileiras, pois eles oferecem oportunidades ilimitadas para reduzir os níveis de CO2 na atmosfera, com um impacto positivo nacional e internacional. O Brasil abriga a maior biodiversidade do planeta, com muito desta biodiversidade nos parques e reservas nacionais. As queimadas/incêndios representam a fonte principal de contribuição do Brasil para o aquecimento global. Sendo assim, combater as queimadas nos parques e reservas nacionais, bem como evitar que queimadas/incêndios iniciem, é essencial para reduzir o aquecimento global, garantir o sequestro de carbono e preservar a biodiversidade.
4º Ranking e Guia de Tecnologias, Serviços e Produtos Sustentáveis
O Ranking de Tecnologias, Serviços e Produtos Sustentáveis é uma iniciativa que visa identificar, avaliar e disseminar inovações sustentáveis realizadas por organizações privadas, públicas e do terceiro setor. Em seu quarto ano de realização, o Ranking coleciona exemplos bem-sucedidos de inovações em produtos, serviços e iniciativas sem fins lucrativos, que geraram impactos positivos para suas organizações e para a sociedade. O conhecimento coletado pelo Ranking é sistematizado e pretende ser disseminado por meio de Guias de Boas Práticas para Inovações Sustentáveis impressos e virtuais e pelo Site com o Banco de Boas Práticas.
Estruturado para avaliar, ranquear e dar destaque às inovações sustentáveis disponíveis no mercado, a iniciativa visa favorecer a cultura de gestão profissional da sustentabilidade e atuar como uma ferramenta de benchmarking para as organizações em busca de modelos sustentáveis para seus produtos, serviços e iniciativas.
A expectativa do Instituto Sustentar com a realização do Ranking é que ele estimule a pesquisa e o desenvolvimento orientados para a sustentabilidade, fazendo deles base do desenvolvimento corporativo nacional, como também, a boa gestão da sustentabilidade, fundamentada em objetivos corporativos estratégicos e criador.
Para conhecer mais, acesse: http://sustentar.net/2016/index.html