• Clique e saiba mais.
  • Clique e saiba mais.
  • Clique e saiba mais.
  • BrasilInglês

Equipe


Douglas Trent
– Diretor de Pesquisa

Graduado com honra em Ciências Ambientais com ênfase em Comunicação Interpessoal pela Universidade de Kansas/EUA. Diretor Honorário do “The Wildlife Center” nos Estados Unidos. Operador da SCDC – Sustainable Community Development & Conservation. Membro do grupo de especialistas da IUCN (International Union for Conservation of Nature). Criou a RPPN Reserva Ecológica do Jaguar, no Pantanal, e foi mentor de projetos de capacitação e desenvolvimento de pantaneiros.

Consultor dos governos de Uganda, Tanzânia, Venezuela, Austrália, entre outros. Consultor da ONG “Defenders of Wildlife” nos EUA e México. Dirige a ONG Fundo de Conservação Focus. Presidente da Focus Tours Environmentally Responsible Travel. Palestrante e instrutor de workshops internacionais.

Autor de diversos artigos e capítulos de livros sobre ecoturismo e biodiversidade, incluindo publicações da Universidade de Yale/EUA. Precursor de estudos científicos sobre a onça pintada com a utilização de métodos fotográficos, que orientaram a produção do filme “Living with the Jaguar”, produzido pela TV pública alemã e ARTE TV/França e amplamente divulgado na Europa e EUA, tomando por base a trajetória de Trent em defesa da onça pintada. Coordenador Internacional do Sustentar – Fórum Internacional pelo Desenvolvimento Sustentável. Pesquisador chefe e mentor do Projeto Bichos do Pantanal. www.bichosdopantanal.org

Citado no “Lonely Planet Brazil Guide” como o maior especialista em aves brasileiras e na Forbes Magazine como o “Birdman do Brasil”.


Roberto Luciano Fortes Fagundes
– Diretor de Relações Institucionais

Engenheiro civil e mestre em língua inglesa, é sócio proprietário da Clan Turismo e da CLAN Administração de Hotéis; Presidente do Belo Horizonte Convention&Visitors Bureau; sócio fundador do Instituto Horizontes. Realiza palestras sobre turismo em eventos, escolas e encontros.

Articulista em jornais nacionais na área do turismo; ex-Secretário Adjunto da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais. Ex-Assessor Internacional do Governo de Minas. Ex-Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Minas – ACMinas; Coordenador Técnico do Sustentar.


Jussara Utsch
– Diretora Geral

Diretora Geral do Instituto Sustentar de Responsabilidade Socioambiental, é bacharel em comunicação social com pós-graduação em Marketing, Gestão de Projetos e Gestão Responsável para a Sustentabilidade.

Possui larga experiência em desenvolvimento de políticas para ajudar o segmento empresarial, terceiro setor e governamental a integrarem os princípios e práticas do Desenvolvimento Sustentável no contexto de negócio, por meio de projetos, parcerias e engajamento em diálogos de stakeholders em diversas questões fundamentais para a sustentabilidade.

Atuou no CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável), vinculado ao World Business Council for Sustainable Development, durante 7 anos, onde foi responsável pela diretoria de comunicação e educação para o Desenvolvimento Sustentável. Foi apoio do Comitê Brasileiro da Avaliação Ecossistêmica do Milênio (Millennium Ecosystem Assessment), da ONU. Criou e coordenou o programa de TV Brasil Sustentável, veiculado na TV Cultura de São Paulo e TV Educativa do Rio de Janeiro, que mais tarde gerou a revista Brasil Sustentável. Foi responsável pelo desenvolvimento de conteúdo e produção de livros, “papers” e artigos sobre desenvolvimento sustentável, além de ter coordenado e produzido Relatórios de Sustentabilidade das empresas associadas ao CEBDS, entre outros.

Planejou, organizou e foi responsável pelo conteúdo, divulgação e assessoria de imprensa de mais de 400 eventos atuando conjuntamente com algumas das maiores empresas e instituições brasileiras. Uma das mentoras do evento “Sustentável” e, posteriormente, do “Sustentar”. Coordenadora geral do Projeto Bichos do Pantanal. bichosdopantanal.org


Mariana Aguiar
– Gestora de Projetos Especiais

Arquiteta e Urbanista, pós-graduada em Gestão Ambiental, Gestão de Projetos, Gestão Responsável para a Sustentabilidade e Master in Business Administration atua há mais 10 anos na área de gestão ambiental com oito anos de experiência no segmento de energia, na área de projetos e sistemas de gestão integrada (qualidade, meio ambiente, saúde e segurança ocupacional). No Grupo Orteng, atuou como gestora ambiental, responsável pela gestão estratégica no desenvolvimento de sistemas para redução dos impactos ambientais, elaboração, coordenação e gerenciamento de documentação para atendimento a requisitos legais e contratuais em projetos e obras, coordenando as equipes de meio ambiente, integrando pessoas e processos de vários níveis. Responsável também pelo gerenciamento e implantação de sistemas de gestão ambiental e Programas de Controle Ambiental em obras civis, industriais, PCH, Usina Hidrelétrica e Linhas de Transmissão.


Anna Claudya Bárcia
– Coordenadora Administrativa e Analista de Projetos